SouthZEB forum

Futura legislação nacional nZEB - Debate

 
Picture of Sónia Garcia
Re: Futura legislação nacional nZEB - Debate
by Sónia Garcia - Friday, 3 June 2016, 3:55 AM
 
O sector da construção tem dois paradigmas:


- no publico as obras seguem metodologias próprias para que se faça cumprir o caderno de encargos ou se possível melhora-lo e a fiscalização tem força na decisão no decorrer dos trabalhos. O único problema que aponto aqui, é que a maioria dos técnicos da FP, pode não estar ter informações concretas da verdadeira necessidade de ter um edifício nZEB ou como consegui-lo de uma forma low-coast visto termos um orçamento reduzido para obras.


- se formos a comparar a construção do privado, principalmente o sector que tem mais trabalhos como são de exemplo os edifícios residenciais, aqui o problema é maior. Começa com o problema do empreiteiro ter a responsabilidade do trabalho, de não existir uma lei que obrigue a ter um técnico independente para fiscalizar os trabalhos. 

O Dono de Obra gere a obra a sua maneira, tenta sempre reduzir ao máximo os custos do seu empreendimento. O que acontece, muitas as vezes optam por materiais que não estão certificados, por falta de informação, ou as vezes soluções que não são adequadas a sua escolha.

Sendo o empreiteiro responsavel pela obra, a falta de formação é um dos factores.

Tive ocasião de falar com alguns deles, em que se recusavam a fazer determinados trabalhos por falta de formação técnica.

A maioria só está apto para fazer o básico. Se tivermos em conta que os edifícios nZEB são edifícios que para além de utilizarem técnicas antigas misturam técnicas de vanguarda, com materiais inovadores, esta informação para ser aceite pelo cidadão terá que ser imposta como obrigatória como foi o caso da certificação energética. Caso o contrario, os empreiteiros com os donos de obra, irão sempre minimizar gastos e consequentemente reduzir em materiais/qualidade.